São José, modelo de paciência

Inicio esta reflexão com as palavras de São Paulo dirigidas à comunidade de Roma: “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm, 12,12). Da vida de São José nada consta de extraordinário. Não foi um taumaturgo, não fez milagres em vida, não profetizou. Porém, no que tange à paciência, tornase um belíssimo modelo para todos nós. Pensa em abandonar a esposa após a encarnação do Verbo. É avisado pelo Anjo e imediatamente obedece. Nasce Jesus na pobre manjedoura, e ali está São José, cheio de amor e confiança. Espelho de paciência ante os desprezos de Belém, quando procurava uma hospedagem! O Anjo de novo o avisa. Foge para o Egito com Maria e o menino. Certamente sofre no exílio privações, insultos e inúmeros contratempos. Sempre paciente e confiante. Recebe nova ordem do Céu. Volta para Nazaré e ali vive no silêncio, na simplicidade, na mais profunda humildade, a vida comum de um operário pobre.

Ao retomar os textos bíblicos que falam sobre a infância de Jesus, fiquei pensando de onde São José tirava tanta paciência? Pois não foram poucos os desafios e adversidades que teve de enfrentar. Como conseguia manter sua serenidade e calma diante de tantas situações difíceis? Eu acredito que tirava sua força e serenidade da oração, pois aqui era a fonte de toda sua confiança!

A paciência é fazer a nossa parte, mas saber esperar e ouvir a resposta de Deus, no tempo Dele. Mas como é difícil esperar, ter paciência! Hoje em dia, sobretudo neste tempo de pandemia, parece que estamos cada vez mais ansiosos e impulsivos! Como é difícil ser paciente quando queremos as coisas do nosso jeito e na nossa hora! A paciência requer humildade e confiança. A confiança é um exercício diário e ela se alimenta da oração, pois só aí poderemos escutar Deus! E se escutar o outro já não é fácil, ainda mais Deus! Até porque Ele fala no silencio! Escutá-Lo é um exercício trabalhoso e constante, que requer humildade, estar atento ao que acontece em nossa vida e ir descobrindo onde Ele esconde suas palavras e sua vontade.

E como discernir a vontade de Deus, principalmente nas adversidades? Como ser paciente nas dificuldades de cada dia? Como ser paciente na hora da provação? Como “descansar em Deus” quando estamos com o coração tão aflito que nem conseguimos dormir direito? Como ser paciente quando não compreendemos os caminhos de Deus? Isso pode acontecer numa doença, num desemprego, num desafio que temos que enfrentar, nas situações financeiras difíceis, nas perdas ou mesmo nas pequenas contrariedades do dia a dia. Só a fé vivenciada permite que a gente seja paciente e veja a Mão de Deus em tudo! Permite sermos pacientes inclusive com Deus! Pois muitas vezes temos a tendência de “exigir” Dele as respostas e as soluções na “nossa” hora e do “nosso” jeito. Mas o Senhor nos diz: “Meu pensamento não é o pensamento de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos – oráculo de Javé” (Isaías 55, 8).

Gostaria de concluir esta simples reflexão com as palavras de Santa Tereza D’Ávila: “Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta“. Deus sempre nos dá respostas se confiamos Nele, à semelhança de São José. São José foi um homem de profunda oração e por isso sereno, forte e paciente. Santa Teresa de Ávila já dizia: “Se alguém quer aprender o caminho da oração e não tiver ninguém que lhe ensine, tome como mestre o glorioso São José e em pouco tempo chegará à perfeição!