A Pastoral Familiar na Paróquia

A Paróquia São Silvestre é uma comunidade cristã, evangelizadora e possui, em sua dimensão, várias pastorais, dentre elas, a pastoral familiar. Pastoral esta, conhecida mundialmente, como um serviço que se realiza na Igreja e com Igreja, organizada e planejada através de agentes específicos, com uma metodologia própria, tendo o objetivo de apoiar a família na realidade em que se encontra para que possa viver, dignamente, transformando seus lares em Igrejas domésticas e formando gerações, conforme o plano de Deus.

A Pastoral Familiar foi instituída e possui uma comissão composta por diversos membros, um bispo presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, conselheiros, coordenadores nacionais e casais representantes nas 18 regionais da CNBB, representantes nacionais dos movimentos eclesiais, e propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial: setor pré-matrimonial, setor pós-matrimonial e casos especiais.

Na Paróquia São Silvestre, a Pastoral Familiar está trabalhando estes setores com seus agentes, engajados em prol de evangelizar as famílias no caminhar do Senhor. Acompanha os jovens, proporcionando à eles um encontro anual de namorados, em que passam um dia inteiro voltado à palestras sobre vários temas que envolvem o namoro, orações, reflexões e momentos de descontração em que podem extravasar a sua euforia comum nessa fase.

Aos noivos que já tem o plano de contraírem o matrimônio, é trabalhado com os mesmos, uma preparação acolhimento, onde eles podem vivenciar diversos temas importantes para a construção de uma família feliz, como o diálogo, os sacramentos, perdão, fidelidade e felicidade, educação dos filhos, dentre outros que cada casal acolhedor os oferecem com o maior carinho. Um dia de espiritualidade conjugal também, é proporcionado aos noivos, dia esse que os mesmos passam junto com a equipe da Pastoral Familiar em oração e adoração, muito proveitoso que se pode notar em seus rostos. Os que já se casaram, também são acolhidos com um encontro de recém-casados para que possa ajudá-los a superarem as dificuldades e celebrarem as alegrias que o início da vida conjugal nos oferece. Proporciona encontros com as famílias durante a semana nacional da família, momentos estes de reflexões da palavra Deus, orações, afim de buscarem sempre o Senhor, para que ele possa estar no meio dos casais incentivando-os a trabalharem o amor, o perdão, a conciliação, dimensões importantes para o desenvolvimento de uma família evangelizadora. Trabalhos estes, proporcionados às famílias no setor pós-matrimonial. Trabalha-se os casos especiais, acolhendo também, os casais de segunda união e seus filhos, dando aos mesmos, acompanhamento necessário conforme a sua situação a participarem da vida da Igreja, seguindo as orientações canônicas. Acompanha as famílias de mães e pais solteiros, famílias distanciadas da Igreja, buscando resgatá-las afim de vivenciarem com firmeza a fé cristã.

Todos esses movimentos da pastoral para evangelização e em consequência disso, tocar os corações das pessoas afim de vivenciarem um mundo melhor, foi trabalhado com muito amor e carinho antes da pandemia, devido a encontros presenciais, onde com o calor humano, podemos perceber, o quão importante foram esses momentos de reflexão e espiritualidade.

Em tempos de pandemia, tivemos que nos readaptar à realidade atual. Reuniões passaram a ser realizadas de forma on-line, graças à tecnologia, mesmo assim, permanecendo a espiritualidade principal nesses momentos. A falta de contato físico entre as pessoas, principalmente dentre os amigos que conhecemos na Pastoral Familiar, fez com que muitos desanimassem com esses tempos difíceis. Contudo, a perseverança e a fé em cristo, presente em cada agente e liderança pastoral, faz com que tenhamos ânimo para superar mais esse momento de provação.

Quanto ao acolhimento de noivos, estamos vivenciando uma estrutura um pouco diferente, onde alguns casais estão sendo acolhidos em casa de agentes que possuem uma área aberta e ventilada. Outros noivos têm seu acolhimento realizado na Igreja e também, alguns casais sendo acolhidos de forma remota, com todos sendo evangelizados com muito amor e sabedoria, utilizando-se de todos os meios disponíveis ao nosso alcance.

Nesse momento difícil que estamos vivenciando, devemos manter sempre o lema de “Igreja acolhedora”. Igreja esta, que acolhe a todas as famílias sem distinção alguma, praticando sempre, a caridade e a justiça.

“Quando se apóia à família, os esforços repercutem não só em benefício da Igreja, mas também, de toda a sociedade” ( Papa Francisco)

Renato e Mônica – Pastoral Familiar