Padroeiro

Sucedeu ao Papa Malaquias

Morreu em 31 de dezembro de 335

Seu Pontificado durou 21 anos

Ao finalizar a perseguição da igreja no ano de 313 com o edital de Milão, este teve que enfrentar novos desafios. O imperador queria ministrar os assuntos da igreja, pois considerava legítimo representante da tradição religiosa. Mas, Deus providenciou um Papa santo que soube governar com sabedoria: São Silvestre.

O pontificado de São Silvestre (314 a 335) correu paralelo ao governo do imperador Constantino, numa época muito importante para a igreja, recém-saída da clandestinidade. Foi neste período que se formou uma organização eclesiástica que duraria por vários séculos. Nesta época teve lugar de destaque o imperador Constantino, foi ele e não São Silvestre, quem convocou, no ano 314, um sínodo para sanar um cisma que irrompia na África, e foi ele ainda que, em 325, convocou o primeiro concílio Ecumênico da história, em Niceia, na Bitínia, residência de verão do imperador. Como o Papa São Silvestre não podia viajar longas distâncias, enviou representantes ao importante acontecimento: o bispo Ósio de Córdoba e dois sacerdotes. Depois aprovou o credo de Nicéia que se formulou neste concílio.

Pela boa harmonia que reinava entre o Papa Silvestre e o imperador Constantino, este não poupou o seu apoio financeiro para a vasta obra de construção de edifícios eclesiásticos, uma característica do pontificado de São Silvestre. Construíram duas importantes basílicas romanas, uma em honra de São Paulo, na via Ostiense e outra em honra de São João. O Papa Silvestre converteu o palácio Lateranense, doado pelo imperador Constantino, na primeira catedral de Roma chamada de São João de Latrão. Foi ele também que começou os trabalhos na igreja de São Pedro, no Vaticano.

São Silvestre foi o primeiro Papa que não morreu mártir e a primeira pessoa canonizada sem ter sido mártir.