Córrego Fundo

Igreja Nossa Senhora da Penha – Comunidade Córrego Fundo

A igreja do Córrego Fundo foi fundada assim:

Os pais de Oscalina Santana Leles, casada com Antônio Pereira Leles, fizeram uma promessa para Nossa Senhora da Penha de construírem uma capela em sua homenagem e que doariam o terreno. Assim construíram uma pequena capela,  alta com escadas de tábuas, paredes de tijolos, telhas e o piso de assoalho. Em frente à  capelinha fizeram um alto palanque que também era de tabuas para realizar leilões.

Essa foi a primeira construção da igreja.

Ela era pequena, mas a comunidade já se reunia , faziam muitas festas e realizavam muitos leilões onde eram feitas muitas doações. As festas duravam trinta dias e eram realizadas na igreja. Como não tinha luz elétrica, o que iluminava a capela  era luz de usina ( moinho d’água ) que vinha da fazenda do casal que doador do terreno. Para tomar água era necessário ir até ao ribeirão onde havia uma mina d’água.

Quem celebrava na época era o padre Napoleão.

Em 1954, Oscalina e seu marido Antônio reformaram a capela, fazendo um pequeno aumento, toda de tijolos, mas continuava sendo uma igreja pequena. Passando-se um tempo, com ajuda da comunidade e do pároco da época, padre Wenderson, a igreja ganhou  novamente uma reforma,  construiu-se banheiros, que até então não tinha, e com a chegada da luz elétrica pela empresa Cemig fez-se um poço artesiano de onde vem a água que é utilizada atualmente.

Padroeira – Nossa Senhora da Penha