São José do Triunfo

Igreja São José – Comunidade São José do Triunfo

A comunidade São José do Triunfo, nasceu por volta de 1650  tendo como origem uma doação de dois alqueires e meio de terra, conhecida como patrimônio,  feita pelo  fazendeiro local José Lopes  à São José, o santo de sua devoção, para construir um igrejinha em sua homenagem. Nesse patrimônio é que aos poucos foi se construindo a Comunidade de São José do Triunfo. Na época, constituído de 82 famílias que se diziam católicas e apenas 2 protestantes. Uma descendente do Sr. José Lopes, doador do Patrimônio, a Dona Savica foi uma zelosa cuidadora da Igreja de São José até o final de sua vida, hoje é  homenageada com seu nome ao centro catequese.  Também uma quinta geração do Sr. José Lopes a Marizete, Ministra da Eucaristia, segue o exemplo de sua avó Dona Savica, com o mesmo zelo, cuidando da igreja. Na época as atividades religiosas eram apenas a missa mensal e, na oportunidade, eram feitos os batizados e  casamentos. Um dos padres antigos , mais relembrado é o Cônego Modesto que na época viajava à cavalo de Viçosa para celebrar em São José do Triunfo.

Padroeiro – São José